A Importância da História na Educação Infantil
Ler
histórias para crianças é poder sorrir, rir, gargalhar com as situações
vividas pelas personagens, é suscitar o imaginário, é ter curiosidade
respondida em relação a tantas perguntas, é encontrar ideias para
solucionar questões. É uma possibilidades de descobrir o mundo imenso
dos conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e
atravessamos. É
ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes como a
tristeza, o pavor, a insegurança, a tranquilidade e tantas outras mais.
“É
através duma história que se podem descobrir outros lugares, outros
tempos, outros jeitos de agir e de ser, outra ética, outra ótica...É
ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, Sociologia, sem
precisar saber o nome disso tudo e muito menos achar que tem cara de
aula...”.( ABRAMOVICH, 1995, p. 17).
Contar
histórias é á mais antigas das artes. Nos velhos tempos, o povo
assentava ao redor do fogo para esquentar, alegrar, conversar, contar
casos. Pessoas que vinham de longe de suas Pátrias contavam e repetiam
histórias para guardar suas tradições e sua língua. As histórias se
incorporam à nossa cultura. Ganharam as nossas casas através da doce voz
materna, das velhas babás, dos livros coloridos, para encantamento da
criançada. E os pedagogos, sempre à procura de técnicas e processos
adequados à educação das crianças, descobriram esta “mina de ouro” as
histórias.
Parte
importante na vida da criança desde a mais tenra idade, a literatura
constitui alimento precioso para sua alma. É conhecendo a criança e o
mistério delicioso do seu mundo que podemos avaliar todo o valor da
literatura em sua formação. As crianças tem um mundo próprio, todo seu,
povoado de sonhos e fantasias.
A história é contada visando:
A história é contada visando:
· deleitar a criança;
· infundir o amor à beleza;
· desenvolver sua imaginação;
· desenvolver o poder da observação;
· ampliar as experiências;
· desenvolver o gosto artístico;
· estabelecer uma ligação interna entre o mundo da fantasia e o da realidade;
As
histórias são fontes maravilhosas de experiências. São meios preciosos
de ampliar o horizonte da criança e aumentar sue conhecimento em relação
ao mundo que a cerca. Mas é precioso saber usar as histórias para que
dela as se alcance retirar tudo o que podem dar à educação. Um dos
principais elementos a ser alcançado é o poder de imaginação que,
tirando a criança do seu ambiente, lhe permite ao espírito “trabalhar” a
imaginação. As histórias têm como valor específico o desenvolvimento
das ideias, e cada vez que elas são contadas acrescentam às crianças
novos conhecimentos.
Segundo ABRAMOVICH “O
ouvir histórias pode estimular o desenhar, o musicar, o sair, o ficar, o
pensar, o teatrar, o imagiar, o brincar, o ver o livro, o escrever, o
querer ouvir de novo ( a mesma história ou outra). Afinal, tudo pode
nascer dum texto!”
Por isso educadores nunca deixem de contar histórias!
Referencia: Estudos de Literatura Infantil, 1991

Nenhum comentário:
Postar um comentário